SNS - Serviço Nacional de Saúde
Contacto Geral 253 027 000
Hospital de Braga assinala Dia do Cancro da Pele

Para assinalar o Dia do Euro Melanoma, comemorado em toda a Europa, o Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga promove, no próximo dia 17 de maio, uma ação de sensibilização do cancro da pele. A iniciativa pretende informar a população acerca dos sinais de alerta e sensibilizar para a prevenção e deteção precoce.

A ação decorrerá durante o dia 17 de maio, quarta-feira, e será realizada em consultório médico. A iniciativa destina-se a grupos de risco, nomeadamente, pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés).

A ação é sujeita a marcação através do contacto telefónico 253027381, disponível de 9 a 15 de maio – apenas dias úteis - das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30 e no dia 16 de maio das 8h30 às 13h30.

O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga associa-se a esta iniciativa que, conta a nível nacional, com o apoio da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. Segundo dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, em Portugal surgem, anualmente, cerca de 12.000 casos de cancro da pele, dentro dos quais 10% correspondem a melanomas malignos. As lesões de pele ocorrem tanto à superfície como nas camadas mais internas da pele. As lesões cancerígenas podem ser detectadas através da vigilância, permitindo que o tratamento do cancro da pele seja eficaz.

Em termos gerais, deve ter cuidado com manchas da sua pele que:

• Sofram alteração de cor, tamanho ou forma
  • Têm um aspeto diferente do resto da pele
  • São assimétricas ou apresentam rebordos irregulares
  • São maiores do que 6mm
  • São ásperas ou escamosas
  • Apresentam várias cores
  • Provocam comichão
  • Sangram ou libertam líquidos
  • Têm cor branca
  • São parecidas com feridas, mas não cicatrizam