Contacto Geral 253 027 000

Ensinámos “Primeiros Socorros” a 200 jovens

O Hospital de Braga promoveu, a 7 de junho, duas sessões sobre “Situações específicas do primeiro socorro” na Escola Profissional de Braga. As ações teóricas, mas também demonstrativas, foram dirigidas a 200 alunos do curso profissional da área da saúde daquela instituição de ensino.sessão

Fraturas, hemorragias, queimaduras, afogamentos e obstruções da via aérea foram alguns dos cenários criados pelas enfermeiras do Serviço de Urgência do Hospital de Braga, responsáveis pelas sessões, para demonstrar aos alunos como devem atuar num primeiro momento perante estes casos. Em cada sessão foi abordada também a técnica do suporte básico de vida, bem como a posição lateral de segurança, entre outras, indispensáveis num primeiro momento de socorro às vítimas.

Cristina Almeida, enfermeira responsável pela iniciativa e coordenadora da área de formação do doente crítico do Hospital de Braga, referiu a importância destas ações junto dos estudantes no sentido de “capacitá-los com conhecimentos e técnicas que permitam uma rápida e eficaz atuação antes da chegada dos meios de socorro.”

Esta foi mais uma iniciativa inserida nas ações de educação para a saúde realizadas pelo Hospital de Braga, que pretende o envolvimento da comunidade bracarense em ações de promoção da saúde e bem-estar. Em 2017 o Hospital de Braga realizou cerca de 100 ações de educação para a saúde tendo abrangido 6000 pessoas.