Contacto Geral 253 027 000

Voluntariado no Hospital de Braga

O Voluntariado do Hospital de Braga desenvolve a sua ação de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida, fomentar o bem-estar e a satisfação com a vida, complementando sempre a vontade e as necessidades transmitidas pelos profissionais de saúde.

 

PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO VOLUNTARIADO NO HOSPITAL DE BRAGA

Princípio da solidariedade, que se traduz no compromisso de entreajuda e disponibilidade no âmbito da atividade que lhe vier a ser conferida para realizar tarefas humanistas, culturais e cívicas, ao serviço dos utentes do Hospital de Braga e das suas famílias.

Princípio da gratuitidade, que se traduz na não remuneração do Voluntário no exercício desta atividade no Hospital de Braga.

Princípio da complementaridade, que pressupõe que o Voluntário deve enquadrar-se nas atividades do Hospital de Braga, não devendo em caso algum substituir as competências dos recursos técnicos existentes.

Princípio da responsabilidade, que se traduz no exercício da atividade que se comprometeu realizar e no cumprimento do disposto em regulamento próprio.

 

PERFIL DO VOLUNTÁRIO DO HOSPITAL DE BRAGA

  • Sentido de responsabilidade
  • Sentido de serviço em favor do outro
  • Disponibilidade e tempo livre adequado ao desempenho da função de voluntário
  • Ponderação e perspetiva conciliadora
  • Respeito pelas diferenças individuais
  • Saber ouvir e manter o sigilo
  • Equilíbrio emocional e físico
  • Saber trabalhar em equipa
  • Aceitar a formação e as determinações que são emanadas pelo Hospital de Braga.

 

AÇÕES DO VOLUNTARIADO DO HOSPITAL DE BRAGA

Orientação dos utentes

Os voluntários encaminham os utentes para o local pretendido, colaborando na deslocação de doentes com dificuldades, prestando esclarecimentos e informações a doentes na Consulta Externa, acompanhando-os, sempre que necessário, a outros locais do hospital para a marcação ou realização de meios complementares de diagnóstico ou outros. Acompanham doentes na saída ou entrada do hospital contribuindo para o melhor acolhimento e encaminhamento dos doentes deste hospital bem como dos seus familiares.

 

Serviço de distribuição de suplemento alimentar

Uma equipa de voluntários está presente diariamente (segunda a sexta), entre as 8h30 e as 10h30, no Centro de Colheitas e Consulta Externa (incluindo a psiquiatria) a distribuir um suplemento ao pequeno-almoço.

 

Serviço no internamento

Uma equipa de voluntários está presente diariamente, entre as 8h00 e as 20h00 em algumas alas do internamento para colaborar na hora da refeição, conversar com os doentes, dar conforto e fazer companhia favorecendo, assim, um ambiente mais acolhedor.

 

Horário de atendimento: Dias úteis das 9h00 às 12h00

Sala do Voluntariado (contígua à Receção Principal)

Telefone: 253 027 076

Email: voluntariado@hospitaldebraga.pt

 

O voluntariado representa um gesto de solidariedade que implica uma dádiva de afeto e de tempo próprio de cada um.