História do Hospital de Braga

1508

O Arcebispo D. Diogo de Sousa funda o Hospital de São Marcos, continuando a obra iniciada pelo Cónego Diogo Gonçalves.

1559

D. Frei Bartolomeu dos Mártires (Arcebispo de Braga) entrega a administração do Hospital à Santa Casa da Misericórdia.

1798

Instituída a primeira Escola de Cirurgia do País.

1884

A Misericórdia compra o Palácio do Raio ao Banco do Minho, com o objectivo de alargar os serviços hospitalares e instalar um balneário público.

1954

Início da construção do pavilhão “Hospital Novo” ou “Pavilhão Sul”, inaugurado em 25 de Junho de 1960, em regime de colaboração e comparticipação entre a Santa Casa da Misericórdia e o Estado.

1966

Início da construção do Centro de Recuperação e Ortopedia (CRO), inteiramente subsidiada pelas verbas do “Totobola”, sendo o terreno cedido pela Santa Casa da Misericórdia. Este centro iniciou o seu funcionamento a 26 de Novembro de 1979.

1992

Passagem do Hospital à categoria de Hospital Central. Integração do Centro de Saúde Mental de Braga, criando-se o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

Entrada em funcionamento do novo Bloco Operatório Central.

Entrada em funcionamento do novo Serviço de Urgência.

2004

Acreditação total pelo Kings Fund Health Quality Service, sendo o Hospital de São Marcos o primeiro hospital português a conseguir a acreditação total sem passar pelo nível de acreditação provisória.

2009

Em Setembro, dá-se início ao novo modelo de gestão do Hospital de Braga, resultante da parceria entre os Ministérios da Saúde e das Finanças e a Sociedade Escala Braga. Inicio da construção das novas instalações.

2010

Na sequência da Auditoria Externa levada a cabo pelo CHKS, em Novembro de 2009, seguida da Auditoria Focalizada, em Setembro de 2010, o Hospital de Braga foi reacreditado, pela terceira vez.

2011

Em Maio, dá-se a transferência para as novas instalações do Hospital de Braga, na zona Este da cidade.

2012

Reacreditação pelo CHKS do novo Hospital de Braga, na sequência da auditoria externa realizada em Novembro de 2012.

2013

O Hospital de Braga obteve a Certificação Ambiental de acordo com os requisitos da NP EN ISO 14001:2004 no âmbito da Prestação de Cuidados de Saúde no edifício do Hospital de Braga pela entidade certificadora SGS.