Contacto Geral 253 027 000

Serviço de Urgência

O Hospital de Braga dispõe de um Serviço de Urgência de 4.400m2, com 33 boxes de tratamento, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente:

• Geral

• Pediátrica

• Ginecologia/Obstetrícia

Triagem de Manchester

O que é a Triagem de Manchester?

No serviço de urgência, dada a elevada procura, a triagem permite identificar os doentes mais graves e assegurar que recebem cuidados rápidos.

A triagem de Manchester foi criada nos anos 90, em Inglaterra, por equipas multidisciplinares e introduzida em Portugal, em 2000, pelo Grupo Português de Triagem. Está aprovada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Enfermeiros.

Como se realiza?

Após inscrição devem todos os pacientes ser observados na triagem.

O enfermeiro faz uma observação e regista alguns parâmetros que permitem atribuir uma cor correspondente a um grau de prioridade e sugerir um tempo de espera, até à primeira observação médica.

Quais os graus de prioridade?

Prioridade Cor Tempo de Espera para Observação Clínica
Emergente Vermelho Observação Imediata
Muito urgente Laranja 10 minutos
Urgente Amarelo 60 minutos
Pouco urgente Verde 120 minutos
Não urgente Azul 240 minutos

O objectivo dos Serviços de Urgência é o tratamento de doentes graves, estando os seus profissionais treinados e preparados para isso.

Horários

Urgência Geral: aberto 24h por dia
Urgência de Pediatria: aberto 24h por dia

Contactos

253 027 145

Acessos

O acesso ao Serviço de Urgência é realizado directamente pelo exterior do edifício, devidamente identificado na rotunda de distribuição do hospital, sendo diferenciado de acordo com o tipo de urgência (Geral e Obstetrícia, Pediátrica, Emergência).

Os utentes que se deslocam em viatura própria, devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P3.

Para os utentes que se deslocam a pé, o acesso é realizado por uma porta junto da entrada principal, devidamente assinalada.

RESPONSÁVEL DE SERVIÇO

Dr. Jorge Teixeira