Contacto Geral 253 027 000

Serviço de Ginecologia distinguido

O prémio de Melhor Póster do XIV Congresso Português de Ginecologia foi atribuído ao trabalho “Perceção da dor e satisfação das utentes na histeroscopia de consultório versus ambulatório”, desenvolvido no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga (HB). distinçãoPara avaliar a satisfação das utentes em relação à histeroscopia, um procedimento endoscópico que avalia a cavidade uterina, foi desenvolvido um estudo observacional e prospetivo que comparou pacientes submetidas a histeroscopia de ambulatório e de consultório, entre setembro e dezembro de 2016 e janeiro e julho de 2017, respetivamente.

O estudo permitiu concluir que, apesar do grupo de pacientes submetidas a histeroscopia de consultório reportar níveis mais elevados de dor, há um maior nível de satisfação global. Esta diferença pode ser relacionada com a melhor comunicação com a paciente, menor tempo de espera e um retorno mais rápido às atividades diárias.

Este trabalho é da autoria de Bárbara Ribeiro, Hermínia Afonso, Afonso Rocha e Isabel Reis do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HB; de Alexandra Miranda e Cristina Nogueira-Silva do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HB e da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM); e de Sandra Ferreira da Escola de Medicina da UM.