Campanhas
Prevenção da Violência no Setor da Saúde
A violência no setor da saúde tem um elevado impacto e provoca importantes repercussões nas instituições hospitalares, afetando o desempenho dos Profissionais de Saúde e a qualidade da prestação de cuidados, pelo que a sua diminuição revela-se um desafio não só em Portugal, como em todo o Mundo.
Com efeito, em 2021 foram reportados, no Hospital de Braga, 102 eventos adversos relacionados com a Violência Ocupacional, um aumento de 25% face ao ano anterior, superando as notificações registadas no período pré-pandemia.
Considerando a importância deste fenómeno, o Hospital tem vindo a implementar diversas medidas que visam prevenir a violência no local de trabalho e apoiar as vítimas da mesma.
Não obstante, considera-se necessária uma ampla consciencialização da Comunidade para os impactos da violência no setor da saúde, a sensibilização da Sociedade para prevenção deste fenómeno e o incentivo da notificação de eventos adversos por parte dos Profissionais de Saúde.
Assim, surge a “Braga respeita quem cuida!”
Esta Campanha de Sensibilização junta diferentes Instituições Nacionais e Bracarenses (Câmara Municipal de Braga, Polícia de Segurança Pública, Sporting Clube de Braga, ACES Cávado I – Braga, Transportes Urbanos de Braga e Autoridade para as Condições de Trabalho) e pretende aumentar a notoriedade deste problema e conferir-lhe o devido destaque.
Desta forma, para além da ampla divulgação nas redes sociais, serão promovidas, nos próximos meses, diversas iniciativas:
- a colocação de cartazes de sensibilização em diversos espaços no Hospital e em todos os ecrãs dos autocarros dos TUB;
- a colocação de Outdoors e MUPIS por toda a cidade de Braga;
- a realização de uma formação da PSP para os Profissionais de Saúde do Hospital;
- e uma ação conjunta, em dia de jogo, com o Sporting Clube de Braga.
Juntos, vamos incentivar Braga a respeitar quem cuida!
Contamos consigo!
COVID-19
Os tempos que atravessamos não são, efetivamente, fáceis. A pandemia pela COVID-19 trouxe mudanças irreparáveis em Portugal e no mundo.
Apesar de uma maior sensação de “liberdade” e das medidas de desconfinamento já implementadas, há ainda muitas regras que devem, obrigatoriamente, ser cumpridas e que, inevitavelmente, trouxerem à vida da sociedade uma necessidade premente de reorganização.
De facto, estes últimos meses têm sido bastante rigorosos e os papéis que desempenhamos na nossa vida profissional, pessoal e social têm-nos demonstrado que, apesar da pandemia, é possível readaptarmo-nos a situações inesperadas.
Nas Instituições de diversas áreas, esta reorganização levou à implementação de um conjunto de medidas para lutarmos contra este inimigo comum, numa necessidade de adaptação emergente para conseguir-se respostas eficazes na luta contra esta pandemia.
No contexto atual torna-se importante o reforço da informação para que todos juntos, através das boas práticas, continuemos a minimizar a disseminação deste vírus.
É assim tempo de continuarmos a trabalhar, em conjunto, para fazermos frente a este vírus, com força, determinação, foco e segurança.
Esta Campanha de Sensibilização que junta diferentes Instituições Bracarenses (Hospital de Braga, Município de Braga, ACES de Braga e Universidade do Minho) tem como mote “Braga fecha a porta ao vírus” e pretende reforçar a importância das medidas preventivas no combate à COVID-19 junto da população.
Façamos desta iniciativa um exemplo vivo de que diferentes Instituições devem estar unidas num objetivo comum: vencer este vírus. Apenas juntos podemos fazer a diferença!
Esta página encontrar-se-á em constante atualização para o manter a par de todos os passos desta Campanha.
Apoios:
Arquidiocese de Braga
Sporting Clube de Braga
MUPIS e Outdoors colocados pela cidade de Braga:
A Campanha nos Media:
- Todos de "mãos dadas" para fechar a porta ao vírus | Correio do Minho
- Instituições de Braga unem-se para fazer a diferença na luta contra um inimigo comum | Diário do Minho
- Hospital de Braga diz estar preparado para uma segunda vaga | TVI24
- Braga Fecha a Porta ao Vírus | Reportagem da Universidade do Minho
- “Braga Fecha a Porta ao Vírus” e prepara-se para uma segunda vaga da pandemia | Renascença
Quer juntar-se a nós? Veja como o pode fazer:
Queremos que esteja connosco durante toda esta Campanha. Participe e envie-nos um vídeo (máximo 1 minuto) para comunicacao@hb.min-saude.pt a reforçar a importância de cumprirmos com todas as medidas preventivas para combatermos este vírus.
Situação Epidemiológica no concelho e no país:
Informação atualizada da DGS, aqui.
Tem dúvidas acerca do vírus e da doença? Aceda a informação oficial e fidedigna: