Investigação e Ensino Internato Médico
A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) recebe, anualmente, médicos recém-licenciados em Medicina para fazerem a sua formação pós-graduada.
A cooperação com as instituições universitárias, a formação e investigação têm sido uma aposta constante da ULS Braga, com o objetivo de fomentar a permanente atualização e inovação dos profissionais e da comunidade científica e médica.
A ULS Braga tem proporcionado boas condições para a formação, sendo solicitada neste âmbito por muitos jovens médicos.
No ano de 2024, a ULS Braga tem em formação 66 Internos recém-licenciados a fazer o seu Internato de Formação Geral e 71 médicos Internos na Formação Específica em várias especialidades.
Atualmente, a ULS Braga possui Idoneidade formativa, atribuída pela Ordem dos Médicos, em 30 especialidades médicas, o que reconhece a qualidade clínica e capacidade formativa desta unidade hospitalar.
O internato médico corresponde a um processo de formação médica, teórica e prática, compreendendo duas vertentes, a formação geral, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina, e a formação especializada, que visa habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização, com a atribuição do correspondente grau de especialista.
Após o ano de formação geral, os médicos podem escolher a área de especialização que pretendem, que implicará o cumprimento de um novo internato, embora diferenciado, que poderá durar entre quatro e seis anos. Para 2024, foram fixadas 2400 vagas para o internato médico.