Perguntas Frequentes
O Hospital de Braga situa-se no lugar das Sete Fontes, freguesia de S. Victor, junto da Escola de Medicina da Universidade do Minho.
O acesso ao Hospital é realizado através do viaduto, a partir da Rua Padre Júlio Fragata.
O Hospital de Braga é servido por cinco linhas dos Transportes Urbanos de Braga (TUB):
Linha 40 – Circuito Urbano I
Linha 41 – Circuito Urbano II
Linha 74 – Camélias – Hospital
Linha 87 – Estação C. Ferro – Hospital
Linha 900 - Avenida Central - Hospital
Linhas com paragem na Entrada Principal do Hospital: linha 74 | linha 87 | linha 900
O Hospital de Braga tem cerca de 2.200 lugares de estacionamento, sendo 1.200 cobertos.
A entrada para os parques é feita pelo acesso principal ao hospital, estando indicado desde a entrada na zona do hospital.
Estando o Hospital de Braga inserido no Serviço Nacional de Saúde, as consultas são marcadas no seu Centro de Saúde. Ou seja, sempre que necessário, o Centro de Saúde encaminha os utentes para as consultas de especialidade no Hospital.
Quando se desloca ao Hospital de Braga para a realização de uma consulta, pode aceder pela entrada exterior do edifício da Consulta Externa ou pela Entrada Principal e dirigir-se ao edifício da Consulta Externa.
Os utentes que se deslocam em viatura própria devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P4 e aceder pela entrada da Consulta Externa.
Nesse dia é extremamente importante que se faça acompanhar de BI ou Cartão do Cidadão e de cartão do SNS ou Cartão do subsistema de saúde.
Para a realização de exames complementares de diagnóstico, deve dirigir-se sempre à Receção Principal, junto da Entrada Principal do Hospital, onde lhe darão toda a informação necessária.
Os utentes que se deslocam em viatura própria devem utilizar preferencialmente os parques de estacionamento P3 ou P4.
Se vai realizar uma cirurgia de ambulatório (sem internamento) deve dirigir-se ao 2º piso do Polo Tecnológico. O acesso é realizado pela Entrada Principal, utilizando os elevadores 24 e 25, situados em frente à Receção Principal.
Se vai realizar uma cirurgia, seguida de internamento, deve dirigir-se:
- À Receção Principal caso seja admitido nos dias anteriores à cirurgia.
- Ao elemento da Segurança Interna do Hospital, que se encontra junto ao acesso para as Alas de Internamento B e C (junto à Receção Principal), caso seja admitido no próprio dia da cirurgia.
Os utentes que se deslocam de carro devem utilizar preferencialmente os parques de estacionamento P3 e P4.
No dia da intervenção, deve fazer-se acompanhar de todos os documentos necessários.
Sempre que surja alguma dúvida, deve contactar o Hospital pelo 253 027 000 antes do dia marcado.
O Hospital de Braga dispõe de um Serviço de Urgência, disponível 24h por dia, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente: Geral; de Ginecologia/Obstetrícia; Pediátrica e Emergência.
O acesso ao Serviço de Urgência é realizado diretamente pelo exterior do edifício, através de uma via dedicada, estando devidamente identificado na rotunda de distribuição do hospital.
Os utentes que se deslocam em viatura própria, devem utilizar preferencialmente o parque de estacionamento P3.
Para os utentes que se deslocam a pé, o acesso é realizado por uma porta junto da Entrada Principal, devidamente assinalada.
A Pandemia COVID-19 impôs um conjunto de medidas de caráter extraordinário nas unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num esforço concertado para a redução das cadeias de transmissão. Entre as medidas adotadas, incluíram-se restrições a acompanhantes e visitas a utentes internados.
Com a evolução da imunização da população, e após a adequada reorganização dos circuitos de utentes e a implementação efetiva das medidas de prevenção e controlo de infeção, o Hospital de Braga retoma, a partir do dia 1 de julho de 2021, a possibilidade de visita aos seus utentes.
O Gabinete do Cidadão situa-se no piso 0, junto à Receção Principal.
Todos os utentes do Hospital de Braga podem solicitar relatórios médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos através do Gabinete de Acesso à Informação Clínica (GAIC).
O GAIC situa-se no piso -1, junto aos auditórios do Hospital.