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Modelo de gestão da qualidade

Prestação de Cuidados de Saúde

A prestação de cuidados de saúde de acordo com a melhor boa prática, uma boa plataforma tecnológica, e a comprovada evolução científica, na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentada na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.

Um modelo de prestação de cuidados assente na procura da resposta às necessidades e expectativas do utente tendo como fim último a promoção da sua satisfação.

Segurança do Doente

A manutenção de um programa transversal para a Gestão do Risco, que estabelece e prioriza ações para identificação de potenciais riscos e prevenção da sua ocorrência, reforçado pela implementação de uma vigilância seletiva e continuada de recomendações de boas práticas de Controlo de Infeção, por forma a eliminar danos desnecessários decorrentes da prestação de cuidados de saúde. 

Segurança da Informação

A proteção da informação, como suporte à eficiência do serviço prestado aos seus utentes, assente na integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas e infraestruturas de informação.

Eficiência Ambiental

A identificação dos aspetos ambientais, resultantes da prestação de cuidados de saúde, permitem avaliar os impactos, e priorizar as ações tendo em vista a sua minimização e controlo, promovendo a melhoria da eficiência do seu desempenho.

A promoção da utilização sustentável de recursos naturais, designadamente energia e água, proteção do ambiente pela prevenção da poluição e redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos.

Segurança e Saúde do Trabalho

A identificação dos perigos a que os profissionais se encontram expostos, no âmbito da prestação de cuidados de saúde, tendo em vista a avaliação dos riscos e a priorização de ações, garantindo a sua minimização e controlo. Com um compromisso para proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis, orientadas para a prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho.

A gestão da ocorrência de lesões e afeções para a saúde, incidentes, acidentes e doenças profissionais, deve promover, sempre que possível, a consulta e participação dos profissionais e partes interessadas relevantes.

Melhoria Contínua

A construção de uma cultura de melhoria contínua que consolida a gestão dos processos, e promove a eficiência do modelo de gestão integrado. A Qualidade, entendida no sentido de “Fazer bem à primeira tendo em conta o estado da arte e a maximização da sua efetividade ao menor custo, com a colaboração e a satisfação de todos”, deve estar presente em todos os atos da Unidade Local de Saúde de Braga.

Compromissos
  • O Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia como uma estrutura organizacional integradora das diversas áreas que promovem a melhoria contínua, nomeadamente as relacionadas com a Qualidade, Segurança do Doente, Segurança do Profissional, Prevenção e Controlo de Infeção, Codificação Clínica, Registo Oncológico e Medicina do Trabalho;

  • Garantir a manutenção da Acreditação Global do Hospital de Braga e da Certificação ISO 9001 pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems;

  • Garantir a manutenção da Certificação Ambiental do Hospital de Braga, de acordo com a norma ISO 14001;

  • Garantir a manutenção da Certificação de Segurança e Saúde no Trabalho do Hospital de Braga de acordo com o referencial ISO 45001;

  • Monitorizar e divulgar os indicadores de qualidade clínica, segurança do doente e do profissional;

  • Promover a implementação de uma cultura de Segurança da Informação;

  • Promover uma cultura de responsabilização, nomeadamente através de um sistema de avaliação de objetivos de qualidade e da utilização eficiente dos recursos;

  • Incentivar os patamares de eficiência e de excelência organizacional que contribuam para a melhoria contínua de todos os serviços (clínicos e não clínicos) promovendo a implementação de normas de atuação clínica e o recurso a protocolos;

  • Efetuar o controlo sistemático das práticas através de auditorias internas (clínicas e não clínicas), nomeadamente no que se relaciona com processos e resultados, através de uma monitorização constante;

  • Propor práticas sistemáticas que conduzam à satisfação dos utentes, dos familiares e dos colaboradores;

  • Promover a motivação e participação de todos os colaboradores na melhoria contínua do desempenho da organização.

Comissão de Qualidade e Segurança

Enquadramento

A Comissão da Qualidade e Segurança (CQS) é um órgão consultivo, com uma atividade que se rege pelo respetivo regulamento, homologado pelo Conselho de Administração, constituída com base no descrito, no n.2 do artigo 88 do Decreto-Lei n. 52/2022, de 4 de agosto, e no Despacho n. 3635/2013, de 7 de março.

Composição
  • Paula Vaz Marques | Presidente da Comissão | Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares
  • Alice Magalhães | Cuidados de Saúde Primários Gerês-Cabreira
  • Álvaro Oliveira | Coordenador do Gabinete de Medicina do Trabalho
  • Américo Afonso | Vogal Executivo
  • Armanda Pereira | Diretora Serviço Qualidade Segurança e Epidemiologia
  • Cláudia Melo | Cuidados de Saúde Primários Braga
  • Cláudia Mendo | Diretora Serviço de Gestão de Recursos Humanos
  • Gonçalo Alves | Enfermeiro Diretor
  • Helga Lima | Vogal Executiva
  • Joana Alves | Coordenadora PPCIRA
  • Joana Silva | Diretora Serviço de Gestão de Produção
  • Marco Sameiro | Coordenador Gabinete da Qualidade
  • Rui Macedo | Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários
  • Sara Rocha Cunha | Gabinete da Qualidade
  • Sílvia Oliveira | Coordenadora Gabinete de Gestão do Risco
  • Sofia Vaz | Diretora Serviço de Gestão Administrativa