Saltar para conteúdo principal
JÁ CONHECE O NOVO PORTAL SNS? JÁ CONHECE O NOVO PORTAL SNS? www.sns.gov.pt
Pedido de informações Pedido de informações hbraga@hb.min-saude.pt
Contacto Geral Contacto Geral 253 027 000

1508

O Arcebispo D. Diogo de Sousa funda o Hospital de São Marcos, continuando a obra iniciada pelo Cónego Diogo Gonçalves.

1559

D. Frei Bartolomeu dos Mártires (Arcebispo de Braga) entrega a administração do Hospital à Santa Casa da Misericórdia.

1798

Instituída a primeira Escola de Cirurgia do País.

1884

A Misericórdia compra o Palácio do Raio ao Banco do Minho, com o objectivo de alargar os serviços hospitalares e instalar um balneário público.

 

1954

Início da construção do pavilhão “Hospital Novo” ou “Pavilhão Sul”, inaugurado em 25 de Junho de 1960, em regime de colaboração e comparticipação entre a Santa Casa da Misericórdia e o Estado.

1966

Início da construção do Centro de Recuperação e Ortopedia (CRO), inteiramente subsidiada pelas verbas do “Totobola”, sendo o terreno cedido pela Santa Casa da Misericórdia. Este centro iniciou o seu funcionamento a 26 de Novembro de 1979.

1992

Passagem do Hospital à categoria de Hospital Central. Integração do Centro de Saúde Mental de Braga, criando-se o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

1998

Entrada em funcionamento do novo Bloco Operatório Central.

2003

Entrada em funcionamento do novo Serviço de Urgência.

2004

Acreditação total pelo Kings Fund Health Quality Service, sendo o Hospital de São Marcos o primeiro hospital português a conseguir a acreditação total sem passar pelo nível de acreditação provisória.

2009

Em Setembro, dá-se início ao novo modelo de gestão do Hospital de Braga, resultante da parceria entre os Ministérios da Saúde e das Finanças e a Sociedade Escala Braga. Inicio da construção das novas instalações.

2010

Na sequência da Auditoria Externa levada a cabo pelo CHKS, em Novembro de 2009, seguida da Auditoria Focalizada, em Setembro de 2010, o Hospital de Braga foi reacreditado, pela terceira vez.

2011

Em maio, dá-se a transferência para as novas instalações do Hospital de Braga, na zona Este da cidade.

2012

Reacreditação pelo CHKS do novo Hospital de Braga, na sequência da auditoria externa realizada em Novembro de 2012.

2013

O Hospital de Braga obteve a Certificação Ambiental de acordo com os requisitos da NP EN ISO 14001:2004 no âmbito da Prestação de Cuidados de Saúde no edifício do Hospital de Braga pela entidade certificadora SGS.

2014

O Hospital de Braga tornou-se no 1º Hospital com Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança ao obter a certificação OHSAS 18001.
Em abril, reforçamos os Serviços Clínicos disponibilizados à população do Minho com a abertura da Unidade de Hemodiálise.

2015

A renovação da Acreditação Global e da Certificação ISO 9001 são o reflexo do profissionalismo e empenho dos colaboradores do Hospital de Braga. 

2016

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência na Área de Oncologia de Adultos para o Cancro do Reto.
Foi fundada a Liga de Amigos do Hospital de Braga com o objetivo de desenvolver ações de mecenato, beneficência e de voluntariado orientadas para utentes e colaboradores.

2017

A competência dos profissionais do Hospital de Braga foi distinguida com resultados de excelência pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) através do estudo do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). O Hospital de Braga conquistou a melhor classificação do país em “Excelência Clínica” nas duas avaliações anuais da ERS.
A empresa multinacional de benchmarking hospitalar – IASIST – distinguiu o Hospital de Braga, pelo terceiro ano consecutivo, como um dos cinco melhores hospitais do país.

2018

Renovámos o compromisso pela diferenciação na qualidade e segurança dos cuidados prestados com a renovação da Acreditação Global e da Certificação ISO 9001.

2019

A 31 de agosto de 2019 termina a Parceria Público-Privada do Hospital de Braga dando lugar ao Hospital de Braga, Entidade Pública Empresarial

2020

O Hospital de Braga lança nova identidade visual, com o mote “Uma História com mais de 500 anos”. 

A 4 de março, o Hospital de Braga é ativado como hospital de referência para receber casos suspeitos de infeção por COVID-19.

No dia 10 de dezembro, a Medalha de Honra é atribuída unanimemente pelo Executivo Municipal de Braga ao Hospital de Braga, sendo o este o principal homenageado numa cerimónia que distinguiu 58 personalidades e entidades da cidade.

2021

O Hospital de Braga recebe, no dia 14 de abril, a distinção “Guerreiro de Ouro e Mérito”, atribuída pelo Sporting Clube de Braga, valorizando o caminho feito pela instituição e reconhecendo a grandeza demonstrada por todos os profissionais numa época tão particular de grandes desafios.

A 27 de setembro é atribuída ao Hospital de Braga, durante a III Gala do Turismo de Braga, a distinção "Personalidade do Ano", pelas mãos do Presidente do Município de Braga.

No dia 27 de outubro, o Hospital de Braga recebeu o 1º Prémio Saúde Sustentável na categoria “Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão” com o projeto “Melhoria do Circuito do Utente no Hospital de Dia Oncológico”, com o objetivo de melhorar a eficiência do mesmo, garantindo níveis de excelência na experiência do utente e dos profissionais de saúde.

2022

A 4 de abril, o Hospital de Braga é um dos vencedores da 2ª edição da bolsa “Capital Humano em Saúde”, dinamizada pela APAH, com o seu projeto “HB presente”

O Hospital de Braga renovou, a 4 de agosto, a Reacreditação Global e Certificação de Qualidade ISO 9001 dos Serviços de Anatomia Patológica, Esterilização, Farmácia, Imagiologia, Imunohemoterapia, Patologia Clínica e Limpeza, por parte do CHKS. 

No dia 20 de dezembro, o Serviço de Gestão de Manutenção obteve a Certificação de Qualidade ISO9001 pelo CHKS. Segundo a acreditora internacional, este Serviço mantém elevados padrões de qualidade, satisfação, sustentabilidade e eficiência nos seus serviços.