A Unidade Local de Saúde de Braga recebeu a visita do Primeiro-Ministro, da Ministra da Saúde e do Diretor-Executivo do Serviço Nacional de Saúde nas novas instalações da Unidades de Cuidados de Saúde Primários de Vieira do Minho.
O novo edifício agrega a UCSP de Vieira do Minho, a UCC de Vieira do Minho e serviços partilhados da Unidade Local de Saúde de Braga, nomeadamente Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Cardiopneumologia. No total, as Unidade vão agregar um total de 8 médicos, 17 enfermeiros, 9 assistentes técnicos e 4 técnicos superiores. Passará, também, brevemente, a incluir serviços de Saúde Oral com prestação de cuidados nesta área por parte de Médicos Dentistas e Higienista Oral. Um dos desígnios será, também, a alteração de modelo de Cuidados Primários da UCSP para USF.
A visita, que contou com a presença do executivo do Município de Vieira do Minho e do Conselho de Administração da ULS de Braga, passou pelas novas instalações da Unidade, que está organizada num único piso, com parque de estacionamento subterrâneo e outro exterior.
A Unidade presta, atualmente, um Serviço de Atendimento Complementar (SAC), entre as 20 e as 22 horas, durante a semana, um horário que a Unidade Local de Saúde pretende alargar por mais duas horas, até à meia-noite. O SAC funciona ao fim de semana e feriados das 9h às 17h.
“A transição para o novo edifício garante, pelas suas características estruturais, melhor acessibilidade a utentes com mobilidade reduzida, mas indubitavelmente, também, melhores condições para o desenvolvimento da atividade assistencial”, adiantou Rui Macedo, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS de Braga.
A construção do novo edifício foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 990 mil euros, e pelo município de Vieira do Minho, com cerca de 700 mil euros. O terreno onde está instalado o edifício teve um custo associado de mais 278 mil euros.