A ULS Braga realizou, no passado dia 12 de outubro, as Jornadas do Serviço de Urgência, que tiveram lugar no Auditório do Hospital de Braga. O evento contou com a presença de Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, Américo Afonso, Vogal Executivo do Conselho de Administração, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e António Táboas, Diretor da Delegação Regional do Norte do INEM.
Na cerimónia de abertura, Domingos Sousa sublinhou a pressão crescente sobre o Serviço de Urgência da ULS de Braga, referindo que até junho deste ano foram atendidos cerca de 120 mil utentes, dos quais mais de 40% foram considerados casos não urgentes. "A sobrecarga de episódios não urgentes afeta a eficiência do Serviço, que deve estar focado em casos de maior gravidade", destacou o Presidente do Conselho de Administração.
O Presidente da ULS de Braga reforçou a importância de privilegiar o acesso ao sistema de saúde através da linha SNS24 e dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), como formas de aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares.
No âmbito das estratégias para o futuro, foram apresentadas diversas iniciativas em curso, incluindo o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", desenvolvido em articulação com o Ministério da Saúde. Esta nova linha de acesso visa encaminhar os utentes para o nível de cuidado adequado, com possibilidade de agendar consultas nos CSP nas 24 horas seguintes à chamada para a linha SNS24, permitindo um atendimento mais célere e eficiente.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, também marcou presença no evento, destacando o sentimento positivo da população em relação ao serviço de urgência da ULS de Braga. "A população reconhece a capacidade de resposta e o profissionalismo deste serviço," afirmou, incentivando a administração a promover uma comunicação mais regular das suas atividades, para que a comunidade conheça melhor o excelente trabalho realizado.
As Jornadas do Serviço de Urgência foram um espaço de debate enriquecedor sobre temas como novos modelos de gestão, redes de referenciação, o futuro do pré-hospitalar e a implementação de sistemas de inteligência artificial no apoio aos profissionais de saúde. O evento registou uma participação ativa de médicos e enfermeiros de várias instituições nacionais, promovendo a partilha de conhecimentos e a troca de experiências sobre os desafios e dificuldades nos processos de mudança.