Saltar para conteúdo principal
JÁ CONHECE O NOVO PORTAL SNS? JÁ CONHECE O NOVO PORTAL SNS? www.sns.gov.pt
Pedido de informações Pedido de informações hbraga@hb.min-saude.pt
Contacto Geral Contacto Geral 253 027 000

Clique para conhecer

Ação Social

O Serviço de Ação Social tem a missão de apoiar os vários Serviços na resolução de questões de foro social e ajudar a identificar e solucionar os problemas psicossociais que obstam ao tratamento, cura e reabilitação dos utentes.

Simultaneamente, efetua a preparação e acompanhamento da alta social, contribui para a humanização dos serviços, exercendo advocacia social, participa nas ações de apoio domiciliário integrado promovidas no âmbito do hospital e gere o processo de prescrição de ajudas técnicas.

Arminda Ribeiro

Assistência Espiritual e Religiosa

O Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa é responsável por prestar apoio espiritual e religioso aos utentes e seus familiares, bem como aos profissionais do hospital, que o solicitem.

DIRETOR DE SERVIÇO
Miguel Ângelo da Costa

Bloco Operatório

Ao Serviço de Bloco Operatório compete estabelecer sistemas eficazes e seguros de armazenagem e de distribuição de medicamentos e dispositivos médicos, manter um programa de garantia de qualidade dos produtos esterilizados, e do seu
acondicionamento, e garantir a gestão eficiente dos equipamentos e materiais.

Para além disto, garante a realização e cumprimento dos planos operatórios e trabalha em estreita articulação com o Serviço de Gestão de Produção, com vista à organização e otimização de processos e recursos.

Luís Dias

ENFERMEIRA GESTORa

Cirurgia de Ambulatório

O Serviço de Cirurgia de Ambulatório assegurar a prestação de cuidados a utentes que são admitidos para a realização de intervenções cirúrgicas e que têm alta durante as primeiras 24 horas após a admissão.

Neste sentido, garante a organização dos espaços e fluxos logísticos com vista à sua gestão eficiente, a realização e cumprimento dos planos operatórios e trabalha em estreita articulação com o Serviço de Gestão de Produção, com vista à organização e otimização de processos e recursos.

Vicente Vieira

ENFERMEIRA GESTORA

Esterilização

O Serviço de Esterilização gere o processamento dos dispositivos médicos incluindo a recolha, a lavagem, a desinfeção, a verificação, a embalagem, a esterilização, o armazenamento e a distribuição dos mesmos pelos serviços utilizadores.

Para além disto, mantem um programa de garantia da qualidade no reprocessamento dos dispositivos médicos de uso múltiplo, garantindo processos de rastreabilidade que promovam a segurança do doente, nomeadamente a prevenção da infeção associada aos cuidados de saúde, desde o seu acondicionamento, transporte e armazenamento.

ENFERMEIRA gestora

Hospital de Dia Médico

O Hospital de Dia Médico assegura a prestação de cuidados de saúde com recurso a produtos de utilização exclusivamente hospitalar, em ambiente resguardado, sem a necessidade de internamento.

Carlos Capela

ENFERMEIRA gestora
Cristina Alves

Internato Médico

O Serviço de Internato Médico coordena o Internato Médico no Hospital de Braga, regendo-se pelo disposto no regime jurídico aplicável e pelo Regulamento do Internato Médico aprovado legalmente.

RESPONSÁVEL DE SERVIÇO
Luís Basto

Nutrição

O Serviço de Nutrição intervém nas áreas da nutrição clínica, gestão e alimentação institucional, ensino/formação e investigação e assessoria científica.

Neste sentido, implementa as ferramentas de rastreio nutricional para avaliação do risco nutricional dos doentes internados, garante a assistência nutricional, participa em comissões de seleção de alimentos adaptados, produtos de nutrição entérica e parentérica, integra comissões clínicas e técnico-científicas com vista à melhoria assistencial e desenvolve e/ ou participa em projetos de investigação e eventos científicos.

Mafalda Noronha

TÉCNICA COORDENADORA
Elisabete Araújo (Dietética)

Psicologia

O Serviço de Psicologia realiza a consulta de psicologia individual e intervenção psicológica em grupo, apoiando sempre que necessário as diversas áreas e Serviços do hospital.

Simultaneamente, organiza ações de promoção da saúde mental e de desenvolvimento de competências pessoais, essenciais no dia-a-dia, através de programas específicos, workshops e criaçãode material de autoajuda.

Cristiana Lopes

Serviços Farmacêuticos

Os Serviços Farmacêuticos gerem o medicamento, nas vertentes da utilização clínica e da gestão económica, integrando procedimentos inerentes à seleção, aquisição e produção, distribuição e monitorização, de forma a garantir a segurança, eficácia e eficiência da sua utilização.

Simultaneamente, estabelecem sistemas eficazes e seguros de armazenamento e de distribuição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos e validam e garantem o cumprimento do plano fármaco-terapêutico de todos os doentes do hospital, em regime de internamento e de ambulatório.

Isabel Marcos

técnica COORDENADORA de farmácia