O Hospital de Braga, da Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga), garantiu a manutenção da Certificação Ambiental e de Segurança, após auditoria realizada pela APCER ao Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001: 2015) e de Segurança e Saúdo no Trabalho (ISO 45001: 2023), no passado mês de julho. A manutenção da Certificação Ambiental e de Segurança do Hospital de Braga enquadra-se na implementação dos eixos estratégicos da Unidade Local de Saúde de Braga.
A equipa auditoria concluiu que o Sistema do Ambiente e da Segurança e Saúde no Trabalho do Hospital de Braga cumpre com os requisitos aplicáveis, encontrando-se, assim, em conformidade com as normas.
O processo de acompanhamento teve por base o Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho, evidenciado no relatório da autoria pela recente remodelação da Medicina do Trabalho, assegurada por uma equipa médica do trabalho, uma psicóloga e uma enfermeira, que asseguraram a realização de diversas avaliações, disponibilizando a tomada de conhecimento dos perigos e riscos.
O foco na componente ambiental permite garantir uma melhor utilização dos recursos energéticos e hídricos, evitando desperdícios e alcançando poupanças. A consciência ambiental tem vindo a ser desenvolvida ao longo do tempo, com impacto na redução da pegada ambiental de uma organização da dimensão do Hospital de Braga.
O relatório elaborado pela APCER salienta, entre outros pontos, o conhecimento técnico, disponibilidade e postura construtiva dos colaboradores entrevistados, bem como a resiliência a capacidade de adaptação a novos desafios. “A renovação da Certificação Ambiental e de Segurança do Hospital de Braga reflete o nosso compromisso em garantir o cumprimento dos padrões máximos de qualidade.”, referiu Armanda Pereira, Diretora do Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia da ULS de Braga.