Contacto Geral 253 027 000

Qualidade

QualidadeA Qualidade, entendida no sentido de “Fazer bem à primeira tendo em conta o estado da arte e a maximização da sua efectividade ao menor custo, com a colaboração e a satisfação de todos”, deve estar presente em todos os actos do Hospital de Braga.

 

Neste âmbito o Hospital de Braga desenvolve um modelo de gestão integrado de partilha de práticas com o grupo José de Mello Saúde, que define:

 

Prestação de Cuidados de Saúde

A prestação de cuidados de saúde de acordo com a melhor boa prática, uma boa plataforma tecnológica, e a comprovada evolução científica, na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentada na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objectivos e metas definidos.

Um modelo de prestação de cuidados assente na procura da resposta às necessidades e expectativas do utente tendo como fim último a promoção da sua satisfação.

 

Segurança do Doente

A manutenção de um programa transversal para a Gestão do Risco, que estabelece e prioriza acções para identificação de potenciais riscos e prevenção da sua ocorrência, reforçado pela implementação de uma vigilância selectiva e continuada de recomendações de boas práticas de Controlo de Infecção, por forma a eliminar danos desnecessários decorrentes da prestação de cuidados de saúde.

 

Segurança da Informação

A protecção da informação, como suporte à eficiência do serviço prestado aos seus clientes, assente na integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas e infra-estruturas de informação.

 

Eficiência Ambiental

A identificação dos aspetos ambientais, resultantes da prestação de cuidados de saúde, permitem avaliar os impactes, e priorizar as ações tendo em vista a sua minimização e controlo.

A promoção da utilização sustentável de recursos naturais, designadamente energia e água, proteção do ambiente pela prevenção da poluição e redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos.

 

Segurança e Saúde do Trabalho

A identificação dos perigos a que os colaboradores se encontram expostos, no âmbito da segurança e saúde do trabalho, tendo em vista a avaliação dos riscos e priorização de acções, garantindo a sua minimização e controlo.

A prevenção da ocorrência de lesões e afecções para a saúde, incidentes, acidentes e doenças profissionais.

 

Requisitos Legais e do Contrato de Gestão

O cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em vigor, das obrigações estipuladas no Contrato de Gestão bem como outros requisitos que se subscreva.

 

Melhoria Contínua

O estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua que consolida a gestão dos processos, promove a eficácia do modelo de gestão integrado.

 

Compromissos

• Constituir a Direção da Qualidade, como estrutura organizacional integradora das diversas áreas que promovem a melhoria contínua da Qualidade, nomeadamente as relacionadas com a Segurança do Doente, Gestão do Risco, Controlo de Infeção e Gestão das Reclamações e Sugestões;

• Alcançar a Reacreditação global do Hospital de Braga e obter a Certificação no referencial ISO 9001 para os Serviços de Apoio pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems, conforme estipulado no Anexo X ao Contrato de Gestão;

• Implementar e manter um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com os termos do referencial ISO 14001;

• Monitorizar e divulgar os indicadores de qualidade clínica e segurança do doente previsto no Anexo X ao Contrato de Gestão;

• Promover a implementação de uma cultura de Segurança da Informação de acordo com os termos do referencial ISO 27799;

• Promover uma cultura de responsabilização, nomeadamente através da implementação de um sistema de avaliação de objectivos de qualidade e da utilização eficiente dos recursos;

• Incentivar os patamares de eficiência e de excelência organizacional que contribuam para a Qualidade Total de todos os serviços clínicos e não clínicos promovendo a implementação de normas de actuação clínica e o recurso a protocolos;

• Efectuar controlo sistemático das práticas através de auditorias internas, clínicas e não clínicas, nomeadamente no que se relaciona com processos e resultados, através de uma monitorização constante;

• Obter a opinião dos utentes e colaboradores através de questionários de forma a identificar as áreas prioritárias de aplicação de acções de melhoria;

• Propor práticas sistemáticas que conduzam à satisfação dos utentes, familiares e dos colaboradores, tendo obrigatória e explicitamente presente uma perspectiva do custo/benefício de cada uma das práticas propostas;

• Promover a motivação e participação de todos os colaboradores na melhoria contínua da qualidade.

 

Estes compromissos serão implementados de forma a consolidar uma cultura da Qualidade no Hospital de Braga que pretende assumir-se como um hospital de referência para todo o SNS, com um desenvolvimento sustentado ao longo de três pilares:

• Qualidade da prática clínica diária e da plataforma (instalações, equipamentos);

• Satisfação dos utentes, dos colaboradores e de toda a comunidade envolvente;

• Equilíbrio económico-financeiro do Hospital.